Picking e Expedição

Expedição Segura

O PROBLEMA 

O cliente produz borracha sintética em caixas de 1.2 toneladas para empresas fabricantes de pneus de todo o mundo. Durante a operação de expedição, dois tipos de borrachas foram carregadas nos caminhões errados e o material foi trocado. O problema só foi detectado após pneus terem sido produzidos, o que gerou um grande prejuízo para a empresa em questão.


A SOLUÇÃO 

A Saidata foi contratada para automatizar o processo de expedição, de modo que erros como o que aconteceu fossem permanentemente evitados.

Na processo de saída, o software SAP alimenta o Gerente Saidata com os pedidos. O caminhão, ao chegar na planta, é pesado e o Gerente Saidata, através de uma interface, lê o peso do caminhão e gera uma etiqueta do motorista. Então o motorista se dirige à doca de carga.

Em seguida, o operador de empilhadeira recebe do Gerente Saidata a lista de picking via wifi em seu coletor de dados portátil. Ele separa as caixas lendo seus códigos de barra e as coloca na doca de carga. O programa do coletor vai atualizando o Gerente.  Na doca, o conferente lê o motorista e a carga, e finaliza o processo. O conferente também lê os códigos de barras dos lacres da lona de cobertura e os salva, garantindo a segurança de que a carga não será violada durante o transporte.

O motorista leva o caminhão para a balança, o peso é checado e o veículo liberado. Tudo de forma automática e sem intervenção humana. Ademais, o Gerente permite que um supervisor escolha qual operador trata qual carga e ainda salva todas as datas/horas das movimentações, otimizando o uso da mão de obra.


RECURSOS USADOS

Software Gerente Saidata, Interface de balança, Impressora Intermec, Etiquetas, Ribbons, Access Points Cisco, Coletores Intermec, Lacres com código de barras, Software SAP do cliente, Contrato de manutenção Saidata


RESULTADOS 

  • Redução do erro à quase zero;
  • Maior eficiência da produção;
  • Otimização da mão-de-obra;
  • Controle dos procesoss de toda a expedição;
  • Maior rapidez e segurança.

Fale conosco agora