Controle de amostras laboratoriais

Rastreabilidade eficiente  


O DESAFIO 
O cliente é um laboratório que centraliza amostras de sangue diariamente, de todos os hospitais dos país para diagnósticos de doenças.
Dentre suas atribuições está, fazer as estatísticas sobre as doenças existentes no território brasileiro, dando insumos para tomada de decisão sobre políticas públicas de saúde.
Dezenas de amostras são recebidas pela empresa, e todos os registros necessários (local de onde veio, informações do paciente e resultados), eram feitos de forma manual, em fichas de papel que precisam ficar arquivados por até 20 anos. Além da alta probabilidade de inexatidão dos dados, existia a grande quantidade de arquivos de papel, que resultava em um enorme acervo, dificultando a localização dos dados necessários gerar as estatísticas, o que se tornava um processo moroso e sujeito a erros.


A SOLUÇÃO
A Saidata foi contratada para desenvolver um sistema para automatizar o controle das amostras.

Ao receberem, realizam seus cadastros no sistema, que geram etiquetas com código de barras, emitidas através de Impressoras térmicas fornecidas pela Saidata, para identificação e rastreio do material que é armazenado em câmaras frias.

No laboratório foi implementado o uso de coletores de dados.
Quando as bolsas de sangue precisam ser retiradas das geladeiras para manipulação, utilizam o equipamento para captura de suas identificações, assim registrando aonde e com quem elas se encontram.

Ao fim dos testes, os resultados são lançados, assim gerando novas etiquetas com QR Code, facilitando o acesso aos resultados apenas com a leitura de seus códigos com os coletores.
Com o sistema gerente centralizando todos os informes, o processo de produção de estatísticas é viabilizado de forma ágil e eficiente.

RESULTADOS

  • Agilidade na geração de relatórios;
  • Facilidade para localizar as amostras e dados;
  • Registro completo de todos os dados;
  • Maior controle das amostras;


RECURSOS USADOS
Sistema de software Saidata, impressoras Zebra, etiquetas térmicas e ribbons Saidata, coletor de dados Honeywell


Fale conosco agora