Checklist de qualidade

Checklist de qualidade na produção


O PROBLEMA : o cliente produz empilhadeiras a gás e elétricas. Estas máquinas são compostas de milhares de partes as quais precisam ser rastreadas e sua montagem ser aferida. O processo de checklist era feito com papel e caneta. Operadores imprimiam o checklist e apontavam os dados. Alem da inacuracidade no processo de apontamento, isto gerava grandes pilhas de papel a serem digitadas no Excel para futura análise. O processo de garantia da qualidade ficava comprometido.


A SOLUÇÃO : Foi criado pela Saidata um checklist automatizado.
O supervisor cria as linhas de produtos e os checklists associados. Tambem são criadas as perguntas e respostas possíveis com seus limites.
Na fábrica toda a área de produção foi coberta com sinal Wi-Fi. Coletores de dados foram colocados nas áreas de produção. Agora os operários fazem o apontamento diretamente no coletor. Os dados fluem pela rede wifi para o sistema Gerente.
Nele são gerados relatórios e as buscas de dados são rápidas e simples. Ainda o sistema gera a etiqueta de identificação das empilhadeiras.


RECURSOS USADOS : Software Gerente Saidata, Coletores de dados Intermec, Etiquetas térmicas, Instalação e treinamento Saidata.